Virtualização

virtual

Virtualização, basicamente, é a técnica de separar Aplicação e Sistema Operacional dos componentes físicos. Por exemplo, uma Máquina Virtual possui Aplicação e Sistema Operacional como um Servidor Físico, mas estes não estão vinculados ao Hardware e pode ser disponibilizado onde for mais conveniente. Uma aplicação deve ser executada em um Sistema Operacional em um determinado Hardware. Com Virtualização de Aplicação ou Apresentação, estas aplicações podem rodar em um servidor ou ambiente centralizado e ser portada para outros Sistemas Operacionais e Hardwares.

Abaixo, as formas mais comuns de Virtualização:

  • Virtualização de Servidor. Técnica de execução de um ou mais servidores virtuais sobre um servidor físico. Permite maior densidade de utilização de recursos (hardware, espaço e etc), enquanto permite que isolamento e segurança sejam mantidos.
  • Virtualização de Aplicação. A Virtualização de Aplicação permite executar aplicações em um ambiente virtualizado no desktop do usuário, isolando a aplicação do Sistema Operacional. Isso é possível através do encapsulamento da aplicação no ambiente virtual. Quando a solução completa de virtualização de aplicações é implantada, é possível distribuir aplicações de um servidor central.
  • Virtualização de Desktop. Consiste na execução de multiplos Sistemas Operacionais em uma única workstation e permitindo que uma Aplicação de Linha de Negócio seja executada em um Sistema Operacional não compatível.
  • Virtualização de Apresentação. A Virtualização de Apresentação permite executar e manter o armazenamento das aplicações em servidores centralizados, enquanto provê uma interface familiar para o usuário em sua estação.
  • Infraestrutura de Desktop Virtual (VIrtual Desktop Infrastructure – VDI): O VDI permite que você hospede Máquinas Virtuais Cliente em uma estrutura de virtualização como Virtualização de Servidores.
  • Virtualização de Perfil: Com a virtualização de Perfil, os usuários podem ter os documentos e perfil separados de uma máquina específica, o que permite a fácil movimentação do usuário para novas estações em caso de roubo ou quebra de equipamento. A Virtualização de Perfil também permite ter uma experiência de desktop única quando utilizando outras tecnologias de virtualização, como VDI.

Um dos componentes críticos para a implantação de um projeto de virtualização, independente da tecnologia utilizada, são as ferramentas de Gerenciamento. As ferramentas que gerenciam o ambiente Virtual devem gerenciar tanto o ambiente físico como o virtual, assim como Sistema Operacional e Aplicações.

Go to Top